Com o início da escola chega um rol de despesas e uma delas é para as batas dos mais pequenos.
Uma amiga minha pediu-me para "recuperar" a bata do filho Miguel para ainda poder ser usada pela filha Beatriz e assim poupar o valor de uma bata nova.
Há uns tempos já a tinha tentado restaurar num rasgão, mas as fibras vão enfraquecendo com o uso e com as lavagens e voltou a rasgar-se.
Cortei o mais perto possível do arranjo anterior (quando ficou decidido que levaria uma faixa de outra cor já tinha chuleado a bata, mas este passo pode ser feito mais à frente).
Cortei uma faixa de tecido para substituir a faixa de tecido danificado (neste caso tinha um tecido já cosido e a largura era exactamente a mesma da bata, por isso ficou a direito, mas pode ser cortado em evasé).
Coincidir o tecido com a bata, direito com direito, e fixar com alfinetes. Coser a 1cm.
Chulear (agora sim).
Engomar no sentido da bata.
Pespontar.
Para fazer a bainha dobrar a 1cm e fixar com alfinetes. Para ficar mais estável e prático para coser costumo passar com o ferro (ter cuidado com os alfinetes, basta apenas pressionar sem arrastar o ferro).
Fazer a segunda dobra a 1,5cm e fixar com alfinetes que já podem ser colocados na perpendicular para ir a coser.
A linha tem o tom tão semelhante ao do tecido que quase não se nota o resultado da linha da bainha, mas está lá.
Para encurtar as mangas, cortei apenas o elástico que estava, já que a Beatriz é mais pequena do que o Miguel.
Trabalhar em tecidos com linhas horizontais facilita sempre o trabalho por isso já não usei a fita métrica, bastou-me dobrar por uma linha e vincar com o ferro.
Voltar a dobrar com o sistema do passo anterior e fixar com alfinetes. Vincar com o ferro.
nota: a segunda dobra pode ser feita em função da largura do elástico a colocar.
Coser deixando uma pequena abertura para a colocação do elástico. Depois de medir o comprimento do elástico, colocá-lo com a ajuda de um alfinete de ama.
Fixar as duas extremidades do elástico, pode ser com um alfinete ou alinhavado.
Coser. É mais fácil esticando ao máximo o elástico para ficar o mais possível fora da bainha e haver espaço de manobra para coser.
Para coser a abertura da colocação do elástico é mais fácil esticando o tecido - basta empurrar o tecido da manga acumulando-o o mais possível.
Para ficar homogéneo basta esticar o mais possível, largar...
... e fica assim. Pronta para a Beatriz!